Cesar Brod

 

Sobre

Cesar Brod atua na área de informática desde 1982. Sua formação profissional se deu em grande parte nos Estados Unidos, Canadá e França. Começou a trabalhar com o Linux em 1993 e, desde 1997 desenvolve, através da BrodTec, serviços de consultoria, gestão de projetos e criação de modelos de negócios que têm por base softwares de código aberto. Presença constante em eventos relacionados ao software livre no Brasil e no exterior, Cesar foi responsável, entre agosto de 2006 e fevereiro de 2009, pela gestão de projetos dos Innovation Centers de Interoperabilidade e Open Source, apoiados pela Microsoft, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É o idealizador e um dos fundadores da Solis, Cooperativa de Soluções Livres e membro do projeto “Linux around the World”, de Jon “maddog” Hall, uma iniciativa internacional que busca a conscientização e disseminação do uso de software livre.

Entre os anos de 2011 e 2012 Cesar atuou como Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento do Brasil onde, entre outras funções, esteve à frente do Portal do Software Público Brasileiro e da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, além de ter atuado em processos de padronização de soluções.

Praticante de métodos ágeis desde antes de sua formalização, Cesar é autor dos livros “Scrum – Guia Prático para Projetos Ágeis”, “Aprenda a Programar – A arte de ensinar o computador” e “Na Rede da Poesia”, revisor técnico de “The One Dollar Prototype”, de Greg Nudelman e tradutor de “O Mítico Homem-Mês” e “O Projeto do Projeto”, ambos de Fred Brooks Jr.

 

 

SLIDES

Selecione a palestra para ver os slides

Em breve
Da ideação às histórias – a construção ágil de um produto de software

Você deve pensar, basicamente, em duas coisas no processo de modelagem, desenvolvimento e realização de um produto. A primeira é que você está desenvolvendo algo para a pessoa com quem você quer casar e ter filhos, mas ela ainda nem ouviu falar de você. A segunda é que o desenvolvedor que irá manter o seu código é um maníaco homicida que sabe onde você, a pessoa amada e sua família moram. Ideias precisam ser testadas e validadas rapidamente. É necessário fazer a coisa certa e evitar fazer, de maneira certa, a coisa errada. Por isso, temos que matar, de cara, a coisa errada, antes que ela crie pernas e vontade própria. Nessa palestra, falaremos de storyboards para a validação de ideias e o Product Canvas para a transformação das ideias validadas em histórias que comporão o Product Backlog do que será desenvolvido.